NAVEGUE PELO BLOG ATRAVÉS DAS ABAS ACIMA OU PELAS POSTAGENS ABAIXO.



.........Bem Vindo ao Blog " WOOD ART's - DIORAMAS TEMÁTICOS",criado especialmente pra você que gosta e sabe admirar "Arte de Primeira".

.........E se tratando de arte; eu gosto de fazer e admiro um bom "Diorama". Isso mesmo! Diorama...que é e vai ser o assunto principal deste Blog.

Pra quem não conhece; o Diorama consiste em um quadro feito de madeira, no formato de caixa, com bordas em relevo ou em uma base pequena,que retrate uma cena real em menos escala. Dentro desta moldura ou base são representadas cenas diversas, como fatos históricos principalmente sobre a Segunda Grande Guerra, Militaria, aviação, oficinas, postos de gasolina, etc...

.........Enfim as cenas representadas podem contar com paisagens rurais, urbanas, praianas ou ficção, com personagens, veículos e animais. E estas composições artísticas contam com uma vasta gama de materiais em sua execução, materiais estes que vão desde a madeira que pra mim é o elemento principal, a resinas de diversos tipos.

A arte em questão surgiu na França em 1822, criado por Louis Daguerre; o mesmo que os franceses julgam ter sido o inventor da fotografia.

.........Os dioramas mais famosos estão expostos nos museus do mundo, especialmente nos museus de história; já que representam cenas realistas de acontecimentos históricos. O principal museu que expõe Dioramas é o Museu Cívico de História Natural de Milão; com um acervo de mais de cem dessas peças.


.........

Wood Art's - Dioramas Temáticos


.......


"CARRO DE BOI"

                                                                "Velho Carro de Boi"

    Antigo meio de transporte introduzido no Brasil pelos colonizadores portugueses, utilizado para transportar as produções agrícolas das grandes fazendas para as cidades; o Carro de Boi ainda é utilizado em várias regiões de nosso país onde fazendeiros fazem grandes mutirões para realizar o trabalho pesado de transporte de suas colheitas e também outros produtos.
    O Carro de Boi possuía uma estrutura toda em madeira que quando em movimento emitia um som estridente e característico que anunciava sua passagem - o cantador.

    Mas  como algo importantíssimo em nossa cultura pode ser esquecido e deixado de lado em nossa história; ficando apenas nas mentes de quem viu e viveu pra contar e que muitas vezes são ignorados pelos "jovens" ao falar do assunto...

    Mas como isso não me incomoda, faço questão de mostrar a vocês parte desta história, só que em miniatura...mas dá pra imaginar com certeza a robustez de sua força locomotora...os Bois.


O céu e o sol sempre ajudam na cena...









Pequena obra com uma grande história...havia acabado de encaixar as rodas.


A foto acima e abaixo foram feitas a pouca luz...bem real...


        Espero mais uma vez ter agradado aos amigos de Dioramas Temáticos.


    Até a próxima...

    Julio Cesar - Dioramas Temáticos

6 comentários:

  1. tudo muito perfeito, cara... vc. não se esqueceu nem da canga e dos canzís... o cocho nas adjacências, a mesa do carro, as rodas, tudo sob medida, fazendo-nos crer em um verdadeiro carro-de-boi. Parabéns por mais esta obra de arte, Júlio César!
    Abraço Fraterno,
    Oscar

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oscar...mais uma vez obrigado por fazer parte da história de Dioramas Temáticos; seus comentários enriquece muito meu trabalho, e me faz acreditar mais e mais no que faço. Obrigado amigo! Grande abraço,
      Julio Cesar

      Excluir
  2. Boa nooite, parabens, estou a 1 mes acompanhando seu trabalho, muito bom mesmo, estou tirando umas ideias suas para complementar meu diorama, admiro seu trabalho, vlw Julio!!! Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia Diogo!
      Espero que meu trabalho sirva de inspiração para você e para muitos outros. Grande abraço.

      Excluir
  3. Também sou um apaixonado pelo carros de boi, sua história e festividades com esse nobre transporte que quase foi extinto. Recentemente lancei o livro “Festas de Carros de Boi” que vem de encontro a uma lacuna existente quanto aos assuntos abordados, a paixão pela nossa cultura e pelo carro de boi. Pois, muitos pensavam que, com os meios de transportes modernos e evolução tecnológica, os carros de boi e as suas cantigas peculiares iriam desaparecer, e só os encontrariam em museus, telas de pinturas ou esquecidos em fazendas antigas. Contudo, ocorreu uma reinvenção para o uso dos carros de boi, saíram do labutar para o festejar. Neste trabalho o autor mergulha na sua história, na cultura de um povo, e com riqueza de detalhes e fotografias, mostra o porquê das Festas de Carros de Boi fazerem parte do calendário cívico de algumas cidades Brasileiras. Especialmente, por encantar todos os participantes e visitantes de vários lugares do Brasil e do exterior, independente do sexo e idade. É paixão a primeira vista, seja pela cultura, pela tradição, por curiosidade, pelo festar e por ter se tornado um acontecimento histórico.

    Para divulgar festas de carros de boi e pesquisá-las criei alguns blogs, convido você e seus leitores para conhecê-los:

    Rogério Corrêa
    http://rogerioscorrea.blogspot.com/
    http://festadocarrodebois.blogspot.com/
    http://carrodebois.wordpress.com
    http://ocarrodeboi.blogspot.com/
    rogerioscorrea@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá amigo Rogério!
      Parabéns pelo trabalho que tem feito na divulgação deste belo meio de transporte!

      Excluir

O QUE VOCÊ ACHOU DO CONTEÚDO DESTE BLOG?
SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PARA MIM. OBRIGADO PELA VISITA.